Equipe
A equipe deste projeto é formada pelo produtor cultural Evandro Lunardo e pelo ceramista e produtor cultural Shivo Araújo, que somam competências para viabilizar uma iniciativa única que promova descobertas e a valorização do patrimônio cultural do barro.
Evandro Lunardo desenvolve iniciativas que objetivam potencializar o setor criativo de Pernambuco, bem como identifica oportunidades que elevam a arte a um plano mais acessível e democrático. Especificamente na área do artesanato em barro, o produtor já atuou como agente de fomento pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe), promovendo incentivos a artesãos na missão de ampliar suas atividades. Evandro é também idealizador de produtos audiovisuais como o projeto transmídia "Memórias Musicais do Auto das 7 Luas de Barro-40 anos", semifinalista no Prêmio Brasil Criativo 2019, e os filmes em curta-metragem "Mestras do Barro" e "Acalanto". Atualmente é discente do curso de Comunicação Social com ênfase em Produção Cultural, na Universidade Federal de Pernambuco, em Caruaru.
Com 15 anos dedicados à arte, Shivo Araújo utiliza o barro como matéria-prima principal para desenvolver obras com diversos elementos e técnicas. Tem os mestres Galdino e Vitalino como inspirações, ao mesmo tempo em que se conecta com expressões mais dinâmicas e experimenta novas concepções estéticas. Autodidata, aperfeiçoa habilidades que representam sua pluralidade íntimo-pessoal, concebendo a arte como uma cria única e inestimável. O ceramista já participou de diversas exposições no estado de Pernambuco e é um grande incentivador cultural na sua comunidade, o Alto do Moura. No audiovisual, lançou os filmes "A saudade de Severina", "Fugindo dos escombros" e "Josefa de tantas Josefas". Em 2019, foi o vencedor do 15º Salão de Arte Popular Ana Holanda, da 20ª Fenearte, na tipologia cerâmica, com a peça "As la ursas cirandeiras de Lia".